Política é a arte de arrancar dinheiro dos ricos e votos dos pobres, com o pretexto de protegê-los uns dos outros.

sábado, 16 de abril de 2011

ASSEMBLÉIA DO SINTEAL DE LAGOA DA CANOA



Aos 14-04-2011,na sede do sindicato rural de Lagoa da Canoa-AL, realizou-se a assembléia dos trab. da ed. do município, o prof. Oliveira iniciou passando informes do estado que a quase cinco anos a categoria não tem reajuste salarial, a isinomia é desrespeitada pelo atual governo que deu reajuste a secretários de 135% de uma só vez enquanto que aos servidores da ed. ele acena com menos de 5%, de duas vez alegando está pagando a inflação, mas a inflação de cinco anos passa dos 25%, a categoria esta paralisando por tempo determinado semana que vem(18,19,20 de abril), para forçar uma negociação com o governo.
  Em seguida o Oliveira coloca o problema de violência que está ocorrendo na Esc. Governador Luis Cavalcante onde tem três salas que não se consegue dar aula pois todos os dias jogam objetos nos alunos, pedra, arreia, pau, sapo, lagartixa, vidro etc.e que na ultima quinta(12-02-2011) jogaram um pau a direção foi as duas salas do anexo, voltaram a jogar, a direção volta a ir, ai jogaram pela terceira vez, o prof. foi até o anexo e o prof. Marçal vinha saindo de uma das salas e um aluno saiu e gritou vários palavrões, o prof. Oliveira o abordou e colocou que o diretor é um homem de idade e dir. da escola, além de aquele espaço é escolar e merece respeito, o aluno revidou com palavrões e partiu para brigar com o professor, como o mesmo não aceitor as provocações o referido aluno chamou para para a comunidade do Alto do Pichuta onde o mesmo reside. Oliveira no dia seguinte vai investigar o cidadão que já ameaçou professores, agride colegas, vive brigando até e Arapiraca com um torcida organizada, na sala há alguns alunos que foram várias vezes o Conselho Tutelar e eles continuam praticando as mesmas agressões, e o mais grave o primeiro revelou que iria mandar bala se abusassem o mesmo, mais grave ainda, já foi um aluno com um revolver para a escola, gravíssimo é tudo isso ocorrer e a escola não toma providência alguma, os pais podem mandar seus filhos para a escola e irem buscalos onde? Como prof. da escola sugiro nós pararmos as aulas segunda e nos reunirmos para buscar uma solução para o problema, colocou e votação que foi aprovado por unanimidade.
  O prof. Oliveira registra que o conselho escolar não funciona pois nunca houve ao menos uma reunião para a eleição do mesmo.
  Registra também que a direção da escola apenas abafa esse fato, e não busca solução mas quando os alunos da escola perguntaram pela merenda escolar, o prof. respondeu que vão a cozinha, vejam o cardápio da parede, e lembrem se já comeram o que está lá, até se eles já viram algum lanche, e registrou que a escola e até pais de alunos pressionaram alunos a mentir, a direção da referida escola saiu dizendo que o prof. estava brincando com a situação, e ele registra que roubo não brincadeira e sim coisa séria, não se faz  brincadeira com coisa séria. O pior alunos são reprovados e a escola os aprova, por isso alguns não entram nem para assistir as aulas, e acredito que isso é falsificar documentos.
  Se divulga o curso de PROFUNCIONÁRIO  e se coloca as vantagens dos funcionários fazerem, além de que está vindo um mestrado para o ensino de 5º ano, que deve ser primeiro para quem estiver em sala de aula. É colocado também que pessoas pedem aposentadoria e não são concedidas o que mantém o funcionário na folha do FUNDEB inchando-a, que diminui o salário do ativo, até do aposentado, pois é o mesmo, já a previdência é mais difícil de fiscalizar.
  Outro problema da folha salarial é o inchaço, onde tem prof., aquele que barrou o vereador,o sindicato e representante de uma ong de fiscalizar a merenda escolar,tem um vínculo e uma permuta de Olho D'água para subir e descer, vice prefeita,, vereadora que se afasta do município desvia servidor de função, etc.
  Lembra-se também que  a sobra do ano passado foi boa mas que o percentual continua vindo este ano, mas o que temos de nos preocupar é com o FUNDEB 40 pois não houve reforma ano passado e o reajuste foi menos para os 40% que para os 60%, logo o reajuste deve ser para todos os servidores da educação, de maneira igual.
  O companheiro André coloca que o incremeto anual foi de 21,71%, cita como foi a discussão em outros municípios,cita o avanço de Campo Grande, diz que a categoria está certa de discutir condições de trabalho,no caso da Escola Governador tem que se para mesmo. A professora Ana coloca que pai de aluno já a escola da Mata Limpa e bateu no rosto de um aluno, ela reclamou e a diretora disse que era para abafar a conversa, prof. Lúcia reclama da falta de birô e da lotação, O prof. André lembra que em Arapiraca as negociações são mais fáceis pois o gestor era do movimento sindical e a abertura é outra, assim como Lagoa da Canoa que se tem um vereador que faz a ligação entre o legislativo e os trabalhadores. André tira uma pauta de reivindicações que é a merenda escolar, condições de trabalho, manutenção das escolas, segurança,  cadernetas em dias e o reajuste que deve ser tirado na assembléia.
  O prof. André pede propostas de quanto deve ser o reajuste e se coloca 20%, que é retirado em seguida e ficam as propostas de 23%, que recebe um voto, e a de 25% que recebe os demais.
  O o prof. André diz que tem condições de se dar o reajuste e que o vereador Fernando quer falar  cinco minutos com os companheiros, três se retiram da sala.
  O vereador coloca que um cidadão do sítio Campestinho, Lagoa da Canoa, falou que o ex-prefeito ao ser perguntado se o ver. seria seu vice nas próximas eleições, respondeu que não iria dar asa a cobra, que a oposição não se unia, e que ao menos ele tinha um partido para sair candidato nas próximas, que com isso ele que tem uma brilhante pela frente, para não perder as eleições e até que só não conseguia aprovar seus projetos, ao lado do prefeito teria, até o Ponto de Cultura vai ser reconhecido como entidade municipal. Diante dos acontecimentos, eu conversei com minha esposa e minha família, tomei a decisão de ficar com o grupo do prefeito, fui com parentes meus a um almoço que o prefeito estava e ele disse que eu  tinha uma base boa, e ele tem um projeto político bom para mim, eu  tomei a decisão, retirei o requerimento de prestação de contas, pensei em sair da política mas como tenho um futuro brilhante, tenho de mostrar do que sou capaz e estando no governo vou poder representar bem essa categoria, digo que estou indo por não ter como mim eleger, mas não estou recebendo nada por isso.
  O prof. Oliveira que estava com o braço levantado, coloca que na ultima campanha política você André, Cristiano e Fernando numa assembléia desse sindicato colocaram apoi de dois deputados e hoje estava se colocando essa questão, mas aqui é um sindicato, aqui deve se fazer política sindical, partidaria deve se fazer em outro lugar, lá fora, a não ser que se coloque em votação e a maioria achar o contrário.Sobre a sua ida eu Oliveira sei que estamos em uma democracia, você pode ir onde quiser, mas seus argumentos não convencem pois você tomou esse decisão porque ouviu um boato que um ex-prefeito pode ter dito, eu sou o maior exemplo que não se deve dar ouvido a boatos aqui na Lagoa da Canoa pois disseram que eu tinha mim vendido, encheram na cidade e eu não briguei com ninguém, desliguei até o celular, depois vim chamar todos de mentirosos e chamo até hoje, foi mentira. Você estava na oposição e sabe que é dificio se releger-se, mas você poderia perder a próxima eleição até saindo só,você ficava com história, e voltaria a ganhar, mas você só é candidato para ganhar, esse é o candidato da elite que tem dinheiro,esse modelo que está ai é um regresso histórico,nós estamos nos tornando colônia de Feira Grande, e você esta aceitando, PIOR QUE O BOATO ESSE cidadão DISSE COM VOCÊ, E AI VOCÊ ESTÁ INDO PRO GRUPO POLÍTICO dele. Não há justificativa!
  O companheiro André coloca que o vereador terá como ajudar muito mais do que ele já fez pela trabalhadores da educação de Lagoa da Canoa estando na situação.
  O prof. Oliveira agradece a presença de todos e convida para uma a assembléia do dia 06 de maio de 2011, no sindicato rural(mesmo local).

Nenhum comentário:

Postar um comentário