Política é a arte de arrancar dinheiro dos ricos e votos dos pobres, com o pretexto de protegê-los uns dos outros.

PROJETO: GEOGRAFIA É VIDA

ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
VILA SANTA IZABEL, LAGOA DA CANOA-AL.
PROJETO: GEOGRAFIA É VIDA.
“MEIO AMBIENTE: VOCÊ É QUEM FAZ A DIFERENÇA.”

I-OBJETO DE PROBLEMATIZAÇÃO.
O projeto tem por objeto de problematização, fomentar nos alunos o interesse por conhecer nosso bioma (cidade, estado, região nordeste, etc.) fazer com que os alunos de um modo geral conheçam mais detalhadamente a caatinga  bioma de seu estado (AL), compreendendo comoera a cobertura vegetal inicial e como está hoje e as suas consequências para com o meio ambiente. E como nossa atitude diária pode fazer a diferença para o meio ambiente e para nossa vida e principalmente para as gerações futuras.
II-JUSTIFICATIVA-FINALIDADE.
Mais do que nunca, a escola tem percebido a necessidade dos alunos adquirirem, aproveitarem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Porém tem esquecido que sua atitude de hoje, faz a diferença no futuro pessoal como global. Em se tratando do meu ambiente isso não é diferente, a culpa não é só dos grandes empresários, políticos que em nome do desenvolvimento, destroem ao longo prazo nosso ecossistema, e isso é claro no nosso processo de desenvolvimento histórico econômico. Assim, trabalhar os cuidados (atitudes) que cada individuo deve ter, pois eles devem se sentir co-responsável para com o meio ambiente, conhecendo e exigindo que as leis ambientais sejam respeitadas, pois ao cuidar do meio ambiente está  se cuidando da vida, faz-se necessário. Mas do que nunca a interação do homem com a sociedade é de sua importância para o meio ambiente sustentável.
III-PERFIL DO GRUPO.
Todo o ensino médio. Envolvendo comunidade escolar e a comunidade do município.
IV - Objetivos: Conceituais.
- Conhecer os biomas de nosso estado (Caatinga e Mata Atlântica);
- Catalogar as árvores nativas  plantadas em nossa escola;
- Reconhecer o processo histórico (colonização) e de desenvolvimento socioeconômico (ocupação e utilização do espaço) e as consequências  ambientais hoje;
- Ler e interpretar imagens;
- Estabelecer relações de família e moradia;
- Conhecer as relações entre o homem e o ambiente em que vive.
Procedimentais.
 _ Explorar textos a partir do auto  conhecimento;
 _ Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
_Produzir textos;
_Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
 _ Confeccionar  maquetes ;
_ Registrar experiências vividas pelo grupo.

ATITUDINAIS

Respeitar e valorizar o meio ambiente local;- Plantar mais árvores na escola de espécie nativas de nosso bioma; _ Apreciar e ler vários livros, artigos, sobre o meio ambiente; _ Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente; _ Desenvolver o auto conceito (minha atitude faz a diferença, para mim e para o mundo/sociedade).
V - Disciplinas envolvidas: Geografia.
VI - Metodologia:
1-Organizar as pesquisa dos alunos de forma que todas possam interagir na exposição e conhecendo nosso bioma  – Preservação e leis ambientais.
2-Pesquisar músicas que retrata a preocupação com o meio ambiente. Conversar sobre a importância das nossas ações para a preservação do meio ambiente.
3-- Procurar em revistas figuras  de meio ambiente que mostre antes e depois a interferência do homem e a degradação do meio ambiente.
4- "Todo ser humano tem o direito de ter um meio ambiente que favoreça a vida"Pesquisar as leis ambientais.
5-Fazer entrevista com as autoridades locais, sobre as ações que visam preservar o meio ambiente de Lagoa da Canoa. Quais as maiores preocupações do nosso município, e as leis ambientes são cumpridas. (Urbanização/ lixo/monocultura do fumo).


6-Conclusão: (aula temática, palestra sobre as leis ambientais, para a comunidade panfletagem nas vias da cidade - entrega de folder que salienta a conscientização do meio ambiente local).
7- reportagem para a internet.
VII - Duração:
Aproximadamente um Mês.
VIII - Avaliação:
(Observar o comportamento dos alunos; hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos cuidados com o meio ambiente local) atividades, capacidade de cooperação. Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário