Política é a arte de arrancar dinheiro dos ricos e votos dos pobres, com o pretexto de protegê-los uns dos outros.

sexta-feira, 11 de março de 2011

ESPAÇO GEOGRÁFICO DE LAGOA DA CANOA

ESPAÇO GEOGRÁFICO DE LAGOA DA CANOA.
O homem inicia a transformação do meio natural no município de Lagoa da Canoa com a ocupação do espaço, que era totalmente natural, quando chegou João de Deus, sua família e demais imigrantes, gradativamente as famílias vão transformando e produzindo um meio artificial (geográfico).
Quanto mais próspera fica a vila de Lagoa da Canoa mais os seus habitantes usam o meio, planta-se café,algodão,depois as culturas do fumo e mandióca (principalmente nas proximidades da Mata Limpa) a população cresce e as florestas naturais são praticamente extintas.
 Essas culturas, em especial o fumo, em um primeiro momento, por o solo ser rico, e os predadores naturais existirem no meio-ambiente, não utilizavam agrotóxicos e adubos químicos, que com o passar do tempo o uso desses produtos passa a ser intenso, o que provoca, junto com o desmatamento, a extinção de pássaros, peixes,insetos,etc. do município.
 Com o crescimento urbano aparecem outros fatores que alteram o meio-ambiente, a poluição da lagoa, os esgotos a céu aberto, a queima de combustíveis pelos veículos, o lixão, a construção das residências, ruas, avenidas estradas e a necessidade de matérias-primas,etc.tornaram Lagoa da Canoa um município com auxência de meio natural, sendo um município sem área verde, com um cartão postal, a lagoa, poluída ao ponto de não ser usada para lazer.
 Natureza primária, a floresta, não existe no município, temos pequenos bosques secundários e campos de pastagens, além de capoeira pós-colheita, é a parte considerada natural de Lagoa da Canoa, um município extremamente artificial(geográfico)
prof. Oliveira, José filho.LAGOA DA CANOA-março de 2010-

Nenhum comentário:

Postar um comentário