Política é a arte de arrancar dinheiro dos ricos e votos dos pobres, com o pretexto de protegê-los uns dos outros.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CONSELHO TUTELAR DEMOCRÁTICO.

Amanhã, quinta-feira 25 de Agosto de 2011, na Escola Governador Luiz Cavalcante, no Centro da cidade, ocorrerá a eleição do conselho tutelar de Lagoa da Canoa-AL, eleição que escolherá os conselheiros para o triênio 2011-2014. O mesmo serve como modelo de nossa política democrática, primeiro porque os conselheiros são eleitos por votos diretos; segundo porque os mesmos fazem campanha acirrada; terceiro é que eleitos os conselheiros tornam-se autoridedes; e em quarto e mais cobiçado é o atrelamento das correntes políticas ou politiqueiras que se infiltram no entorno do pleito eleitoral.
   Para início de conversa o conselho que ai está encerrou seu tempo legal no último dia de dezembro de 2010, já são oito (08) meses de irregularidade do mesmo, o que o legislativo, executivo, sociedade e ministério público não se pronunciaram ao menos para justificar a referida prorrogação!
  O grave são as regras da referida eleição, para começo de conversa a comissão formada para organizar o pleito, quais os critérios para que a mesma seja formada? A mesma impuguina candidaturas, que são registradas de última hora alegando motivos que os mesmos ao recorrerem voltam a ganhar o direito de concorrer a vaga! Os mesmos correm para se regulamentar, enquanto os antigos conselheiros estão pedindo votos a cerca de quatro meses, com listas de votantes que só chega as mãos dos concorrentes recrutas nas vesperas do pleito! O pior são os eleitores, na maioria dos conselhos do país e do estado quem tem intersse se cadastra e vai as urnas, mas em Lagoa da Canoa votam os representantes de entidades sociais, onde entidades são rescissucitadas as vesperas e outras são exigidas absurdamente chegando a comissão perder a documentação e voltar a exigir, além de aparecerem como representantes de associações o prefeito do município e o secretário de administração.Onde está a democracia, os direitos são iguais, as oportunidades estão sendo as mesmas?
   Com toda dificuldade os canditatos ainda são submetidos a uma avaliação as vesperas do pleito, que para os que submeteram-se a mesma o psicológico foi o grande adversário dos calouros, pois os que já são conselheiros chegam com grande vantagem pois passaram três anos de prática no que é cobrado na reverida avaliação.
    Pior é saber que interessados diretos não tem direito de diretamente eleger seus conselheiros, enquanto que"paraquedistas" e ditados terão direito a cinco (05) votos de barganha, o que os renderá, quem sabe, influência no orgão e em seus eleitos?! Será um Conselho Tutelar Democrático?!
   Nesse contexto amanhã teremos as eleições democráticas do Conselho Tutelar do Município de Lagoa da Canoa, onde as escolas (seguimento educação) terá parte considerável dos votos, é o que nos leva a crer que, por se tratar de uma categoria "critica" saberá separar os intresses iremos eleger um conselho democrático e que represente bem as crianças e adolecentes de Lagoa da Canoa, deixando de lado os demais interesses.
     FILHO. José de Oliveira.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário