Política é a arte de arrancar dinheiro dos ricos e votos dos pobres, com o pretexto de protegê-los uns dos outros.

terça-feira, 21 de junho de 2011

A HISTÓRIA É DE LUTA.

    Uma das primeiras tentativas de organização trabalhista dos servidores da educação do município de Lagoa  da Canoa foi encabeçada pelo Pe. Adnilton em 1994, quando servidores de organizaram e foram a prefeitura reivindicar melhores condições de trabalho e reajuste salarial, Servidores foram a Prefeitura,a categoria se dispersou, na ocasião uns poucos foram recebidos pelo então gestor, mas não houve avanço para a categoria.
     O gestor deixou de pagar dois décimos e dois meses de salário de todos os servidores públicos municipais, Eronides Francisco procura o Dr. Lindalvo, advogado do SINTEAL, que vem defender a causa dos servidores particularmente, trinta e dois servidores entram com uma ação coletiva contra o município de Lagoa da Canoa, ganham a causa, mas até junho de 2011 a justiça não obriga a pagar! O atual gestor coloca que só paga se a justiça obrigar.
      Maria de Fátima (Nena) e Marileide (Leide) procuram a presidente do SINTEAL Regional Arapiraca, Juracilene Ramos, trazem fichas de filiação, sindicalizam servidores nas escolas da zona urbana e rural além de irem em varias residências, ocorre a primeira reunião e se tira uma comissão que senta coma gestão, Lauro Fonseca, nas negociações conseguem o primeiro reajuste salarial da categoria. A comissão era formada por:
      Maria de Fátima (Nena);
      Marileide (leide);
      Valdice;
      Claudio Geovanne;
      Cristiano Francisco;
      Oliveira.
       Comissão esta que durante uma gestão e meia do governo Fonseca negocia basicamente reajuste salarial, além da transferência de cinco professores do Sítio Funil, sem sucesso. Com a alternância de grupo político, componentes da nova Secretaria de Educação Valdomira e Denise comunicam-se bem com o SINTEAL, por os seus membros não serem simpatizantes do ex-governo Fonseca. Maria de Fátima, Marileide e Claudio Geovanne passam a fazer parte do atual governo. Ficam a frente do Sindicato Cristiano, Valdice e Oliveira, já na apresentação da nova secretária, o professor Oliveira se apresenta como representante do SINTEAL, dar as boas vindas, cobra a implantação da Gestão Democrática e discorda da retirada do ônibus dos universitários que a nova secretária anuncia não ser atribuição da gestão municipal. No dia seguinte Oliveira e cristiano iniciam um abaixo-assinado para a volta do veículo, enquanto um grupo ligado a administração reuni-se para locar uma van, o abaixo-assinado pressiona e os universitários voltam a ter o transporte.
     O primeiro ano de gestão é marcado por um bom diálogo entre a gestão e o SINTEAL, mas não há avanço nas negociações, no ano seguinte, nas negociações de reajuste salarial, o Sindicato passa cerca de seis meses agendando uma reunião com a administração, não há ao menos resposta,  o SINTEAL municipal entra com uma denúncia no Ministério Público de nepotismo, a secretária cai, assume Valdomira, o salário fica a baixo do mínimo,o prefeito na festa do Sítio Funil pede para populares tirarem o professor Oliveira da mesa para ele pagar a conta, que é negado, o gestor cobre de palavras de baixo escalão o representante da categoria, não obtendo sucesso se retira da festa, e no final da noite manda pessoas pedirem para Oliveira não divulgar, o sindicalista vai a escola José Rodrigues Filho e conta aos servidores.
       No ano seguinte,se exige que os 60% seja usado para pagamento de professores, e Plano de Cargo e Carreiras (PCC) para os demais servidores, a categoria negocia até que se faz um ato público, onde é facultado a palavra a população, professores, alunos e pais usam a palavra; ninguém representa o governo municipal; o ex-prefeito Lauro Fonseca usa a palavra. Na câmara a categoria vence por unanimidade, com a rejeição da proposta do governo, que não sentou para discutir com a categoria, os professores Cristiano e Oliveira passam a ser ameaçados, o professor Oliveira, mesmo sem o consentimento dos outros coloca em assembléia que está recebendo ameaças, as mesmas diminuem.
      Em 2008, novamente a mobilização é vitoriosa, quebra-se o mito que o reajuste é apenas para professores, pois servidores em educação são incluídos no PCC, no dia do professor, na chácara Denis Fest, o prefeito com seus "seguranças" agridem o professor Oliveira com todos os servidores em educação presentes, as ameaças anônimas passam a ser constantes, boatos de todos os tipos são espalhados pelos que fazem a gestão, a ponto de em própria reunião da categoria a secretaria de educação se ocupar em mentir em público, supondo acordo político que o tempo a desmentiu.
     O professor Cristiano é transferido para o Povoado Cavaco, Oliveira para o Sítio Funil, mas ao mesmo tempo os sindicalistas são convidados a fazer parte da gestão, sendo elogiados pelo próprio prefeito, além de  outros vários pela secretaria, os quais, por sua capacidade, poderiam escolher o cargo, tirando o de Secretaria de Educação, qualquer outro seriam seus. Na contra mão o professor Oliveira procura a promotoria de Feira Grande, pede providências, que não são tomadas pelo promotor. A LUTA salarial é vitoriosa, Oliveira passa a fazer parte do conselho da merenda  de 2009, naõ há transparência, ele se recusa a assinar notas suspeitas sem seu acompanhamento.
      Em 2009 o professor Oliveira é convidado a fazer parte da chapa  regional Arapiraca do SINTEAL encabeçada pela professora Juracy Pinheiro, tendo como oposição a chapa de Jorge Adriano, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação de Lagoa da Canoa, a chapa da categoria vence com esmagadora diferença,superando os 90%, prova de que a categoria é forte e unida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário